quarta-feira, 31 de março de 2010

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UESC/CAPES

Vai acontecer o processo seletivo para os discentes do curso de Educação Física que estiverem interessados em participar do projeto de iniciação à docência. As informações vão estar disponíveis em breve por meio de edital no site http://www.uesc.br/. A previsão é de 20 vagas e as ações acontecerão em Unidades de Ensino em Ilhéus/BA.

Trata-se de uma proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física utilizando o ensino colaborativo e, dentro desta perspectiva, o trabalho colaborativo pode ser compreendido como uma rede de recursos a ser utilizado pelo professor da educação regular para o sucesso escolar dos alunos com deficiência.

O objetivo desta parceria de trabalho é o desenvolvimento de metodologias de ensino, adaptações curriculares, modelos de avaliação etc, mais adequadas para o sucesso da aprendizagem e socialização do aluno com deficiência na instituição escolar regular (COOK & FRIEND, 1995, p. 4).

Assim ao implantarmos esta estratégia de ensino em duas Unidades de Ensino de Ilhéus poderemos apresentar e mostrar para os gestores, diretores, professores que é possível discutir e implantar a inclusão subsidiados por estratégias de ensino que envolva os professores, bolsistas supervisores e bolsistas de iniciação à docência, pois estes estão diretamente ligados as pessoas com deficiência, que são seus alunos.

E, em específico para os discentes bolsistas de iniciação à docência será uma experiência motivadora para atuarem em contextos inclusivos, pois esta realidade em nosso país é ainda realizada com muitas dificuldades, porém é possível com ações diretas e planejadas de forma a intervir concretamente no contexto escolar, onde o ensino colaborativo tenha sustentação a partir da sua implementação supervisionada.
Vale conferir.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Calourada - Premiação dos Campeões do Atletismo

Aconteceu ontem (25 de março), a entrega das medalhas aos campeões do atletismo nos Jogos de Integração. O CAEF convidou a Coordenadora do Colegiado de Educação Física, Joslei Viana de Souza, para premiar os campeões. O evento fez parte das programações oficiais da Calourada 2010 da Educação Física - UESC.

Veja abaixo os grandes Campeões:

*Revezamento 4 X 100 metros (FEMININO)
Campeã: Equipe Papaléguas (Nanda/Márcia Morel/Tattiana/Marina).
Representada na premiação por Tattiana e Marina.

*Revezamento 4 X 100 metros (MASCULINO)
Campeã: Equipe Qualquer Um (Ícaro/Marquinhos/Jorge Luiz/Bruno).
Representada na premiação por Ícaro e Jorge Luiz.

*100 metros rasos (FEMININO)
Campeã: Tattiana Côrtes.

*100 metros rasos (MASCULINO)
Campeão: Ícaro Lima.

Você pode conferir todas as fotos da premiação - CLICANDO AQUI!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Educação Física Escolar - Exemplo que podemos seguir

Recentemente estive navegando, quase sem rumo, pela imensidão cibernética que se tornou a internet e me deparei com o blog Observatório da Mídia Esportiva, entre inúmeras postagens interessantes dentro da nossa área, uma me chamou a atenção para uma verdade que é sempre tema de discussão em nossas classes: "a necessidade de tornar as aulas de Educação Física diferentes".

O Prof. Diego, da UFS (autor da postagem que eu citei), nos lembra que muitas vezes "as possibilidades estão a nossa volta", precisamos apenas aprender a identificá-las e colocar nossos conhecimentos em prática.

Para exemplificar essa possibilidade REAL, o Prof. cita o relato de experiência de uma ex-aluna da UFS, agora Profª. de uma escola pública no município de Lagarto, a Profª. Josefa usa a mídia a favor das aulas de Educação Física. Seu trabalho foi publicado na revista Nova Escola em 2004.

Para acessar o relato de experiência da Profª. Josefa, "Todo mundo é bonito", CLIQUE AQUI!!

Para acessar o "post" do Prof. Diego, no blog Observatório da Mídia Esportiva, CLIQUE AQUI!!

Fonte: Blog Observatório da Mídia Esportiva.
Foto: Revista Nova Escola.

sábado, 20 de março de 2010

A pesquisa de campo e a experiência pessoal em Vancouver 2010.

Foto central: Doiara, Leandro Ribela (atleta brasileiro do Cross-Country skiing 15km) e Jaqueline Mourão (Cross-country skiing feminino 10km), em entrevista no dia 18/02/2010 na Vila Olímpica de Whistler, província de Brittish Columbia, Canadá.


Oi, antes de mais nada vim declarar a satisfação de ver o GERSOM ocupar novos espaços. É bom ver novos colegas engajando-se no grupo. Como colaboradora no blog, quero primeiro agradecer o convite e compartilhar as últimas experiências com minha pesquisa de mestrado sobre identidade nacional, mídia e esporte (no contexto dos esportes de inverno). Imersa na cultura canadense desde Janeiro, uma das estapas do meu estudo envolveu a observação direta dos locais de competição e entrevista semi-estruturada com atletas brasileiros em Vancouver nos Jogos Olímpicos de Inverno (JOI) em 2010. O que observar? Os Jogos Olímpicos por si só estão imbricados num constructo ideológico complexo, que perpassam a compreensão de Mens fervida in corpore lacertoso. Essa frase supera o dualismo presente em Mens sana in corpore sano e evidencia a dimensão humanista do esporte em seus sentidos pedagógicos almejados na "versão" moderna dos Jogos Olímpicos (JO) pelo barão francês Pierre de Coubertin. O internacionalismo é um valor que distingue os JO modernos daqueles que aconteciam na Grécia Antiga. As manifestações nacionais, no entanto, tornaram-se cada vez mais evidentes quando as competições esportivas internacionais tornaram-se palco para legitimar sociedades (sobretudo no que se refere a seus sistemos sociopolíticos). Emerge desse contexto as questões do meu estudo: como se elaboram as identidades nacionais de atletas brasileiros num contexto de alteridade radical (sobretudo, considerando as condições climáticas)?; Quais as estratégias discursivas utilizadas pela mídia impressa brasileira e canadense para narrar a participação dos brasileiros nos JOI? A coleta já foi realizada, as técnicas de análise utilizadas serão a Análise do Discurso e a Análise de Conteúdo. Somam-se à análise o uso das teorias sociológicas e antropológicas de identificação e aspectos históricos dos JO. A discussão promete! Estou trabalhando na contextualização da análise no International Centre for Olympic Studies em London, Ontario, Canadá. Assim o farei até o dia 30 de abril de 2010. A defesa é prevista para dezembro deste ano. A experiência pessoal soma muito a esse trabalho, muita motivação, desafios e aprendizados. Ou, como diria DaMatta (1978, p.28) "é a minha cultura e uma outra, meu mundo e um outro (...) um encontro (...) dois universos de significação". Aos colegas "uesquianos", espero revê-los em breve. Se quiserem saber mais, me escrevam!Abraços!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Jogos de Integração 2010 - Resultados

As disputas que aconteceram durante a Calourada 2010 da EF foram bem acirradas, principalmente nos 100 metros rasos masculinos, prova que teve um total de 12 competidores e na qual tivemos duas baterias eliminatórias.

Seguem abaixo os tempos e campeões:

* Prova 1 - Revezamento 4 X 100 metros (Feminino)

- Campeã: Equipe Papaléguas - 1'09"44.
(Maria Orlândia/Márcia Morel/Tattiana Farias/Marina Machado).
- 2º Lugar: Equipe Usain Bolt - 1'14"03.
(Thalita Bittencourt/Ana Catarina/P Pontinho/Larissa Souza).

* Prova 2 - Revezamento 4 X 100 metros (Masculino)

- Campeã: Equipe Qualquer Um - 54"00.
(Danilo "Hulk"/Marcos/Jorge/Ícaro Lima).
- 2º Lugar: Equipe Popeye - 55"06.
(Anderson Matos/Ermílio Lima/Hadones Dantas/Darlan Pacheco)
- 3º Lugar: Equipe Calouros - 55"69.
(Jadir Vieira/Lucas/Cézar Alves/Jonatas)

* Prova 3 - 100 metros rasos (Feminino)

- Campeã: Tattiana Farias (3º Sem) - 15"39.
- 2º Lugar: Thalita Bittencourt (1º Sem) - 17"75.
- 3º Lugar: Ana Catarina (5º Sem) - 22"05.

* Prova 4 - 100 metros rasos (Masculino)

- Campeão: Ícaro Lima (5º Sem) - 12"97.
- 2º Lugar: Endeson Almeida (3º Sem) - 13"13.
- 3º Lugar: Lucian "Bolt" Anunciação (3º Sem) - 13"29.

Entretanto, os melhores tempos do 100 metros livre masculino foram obtidos nas baterias eliminatórias, pelos mesmos competidores que ocuparam as melhores posições na grande final.

O recorde do evento nos 100 metros rasos masculino foi de Endeson Almeida (3º Sem) com o tempo de 12"47, obtido na 2ª bateria eliminatória.

O CAEF convida todos os Campeões para a cerimônia de entrega das medalhas que acontecerá no PQD, no próximo dia 25 (quinta-feira), às 10 horas.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Calourada 2010, e que venham outras...

Boas vindas foi pouco para os Calouros de 2010... Pela primeira vez, nos seus 06 anos, o Curso de Educação Física da UESC preparou uma verdadeira FESTA para os entrantes.

Logo no primeiro dia de aula, os novos alunos participaram de forma voluntária da brincadeira das "Caras Pintadas", em que todos se apresentavam e conheciam seus colegas veteranos.

A Mostra Artística e Cultural, que aconteceu no dia 08 de março, foi um verdadeiro festival de talentos. Apesar do som/acústica não terem colaborado, algumas apresentações entrarão para a história do curso.

Os Jogos de Integração, que aconteceram no dia 12 de março, levaram os alunos a demonstrar suas aptidões competitivas num clima de harmonia e muito "fair play". Mesmo nas disputas mais acirradas, como nos 100 metros livre masculino, a cordialidade estava presente.

Bom... detalhes sobre as competições, como os tempos dos 3 primeiros colocados no atletismo e sobre o "TAL" jogo de vôlei [Professores X Veteranos], vamos postando durante a semana.

Por hora, para relaxar, curtam algumas fotos no álbum da Calourada 2010 na coluna ao lado.

Ah! já ia esquecendo, participem!! Comentem!!

terça-feira, 16 de março de 2010

"Convite para abrir os Trabalhos"...

Cabe registrar nesta primeira postagem do blog 'Homo Sportivus' que a estrutura e o alicerce está pronto, entretanto a construção e a colaboração será infinita.


Reflete um pouco a todos que partilharão deste canal de informação rico, amplo e democrático, característico do blog, uma articulação dos participantes do GERSOM com outras comunidades, blogueiros e, navegantes 'full time' de plantão.


Gostaria de agradecer imensamente ao mais novo membro do GERSOM - Vinícius Eça -, pela iniciativa, esforço e envolvimento, concretizando novas idéias do grupo.


Boas vindas aos navegantes!


Um forte abraço,


Prof.ª Marcia Morel


Coordenadora do GERSOM/UESC