quarta-feira, 30 de junho de 2010

V TORNEIO DE VOLEIBOL MISTO DA UESC


A turma do 5º semestre (2008.1) do Curso de Licenciatura em Educação Física, esta organizando o “V Torneio de Voleibol Misto da UESC”, que acontecerá no dia 09 de julho de 2010 das 8h até as 14h (aproximadamente), no Parque Desportivo da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A comissão central organizadora traçou como objetivos do evento:
• Incentivar e proporcionar a vivência prática do Voleibol aos participantes do torneio;
• Promover a interação e socialização com outros discentes dos diversos cursos da Universidade;
• Desenvolver elementos táticos e técnicos por meio do trabalho coletivo durante a competição.

O torneio será aberto a todos os cursos de Graduação da UESC, porém o número de equipes inscritas será limitado e as inscrições poderão ser feitas até o dia 06/07/2010.
Informações pelo e-mail: uescedf@gmail.com telefones: (73) 3680-5168/5123 e celular: (73) 8811-5388.

Compareça, prestigie, as inscrições estão abertas!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Nintendo Wii - As "novas tecnologias" ajudam ou atrapalham as aulas de Educação Física?

Você já ouviu falar no "Nintendo Wii"? Pois é, esse videogame tem sido o centro das atenções nas questões relacionadas às "novas tecnologias" que podem ajudar as pessoas a se tornarem mais ativas. Além disso, muitas universidades e clínicas de reabilitação têm adotado o Nintendo Wii como uma ferramenta que pode ser trabalhada na fisioterapia.

Assistam o vídeo abaixo publicado pala "Veja.com". Será que poderíamos utilizar esse tipo de recurso nas nossas aulas de Educação Física? E se pensássemos em "Educação Física e Inclusão"? Dê a sua opinião, comente!



Para saber mais sobre esse tema, sugiro os links abaixo:

1 - Wii pode criar geração de gamers mais saudáveis, diz estudo

2 - Nintendo Wii ganha selo de qualidade da Associação Americana do Coração

3 - Nintendo Wii é reconhecido nos EUA como atividade saudável

4 - American Heart Association Endorses Nintendo Wii

5 - American Heart Association Gives Nintendo Wii Its Stamp of Approval

6 - Estudo completo que deu bases teóricas para a American Heart Association conceder a chancela ao Nintendo Wii (em PDF).

segunda-feira, 21 de junho de 2010

V Seminário de Voleibol & Variantes

Os alunos do 5º semestre do Curso de Educação Física da UESC organizaram, no último sábado (19 de junho), o V Seminário de Voleibol e Variantes, com o tema: "Abordagem lúdica no voleibol: novas perspectivas para a modalidade na região".

A mesa de abertura teve a presença das professoras Joslei Viana Souza e Marcia Morel (respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do Colegiado de Educação Física), além da representante dos discentes do 5º semestre, Joseane Damaceno.

Logo após a mesa de abertura, a palestrante, Profª. Maribel Belmonte, falou sobre as suas experiências com o voleibol, esporte que começou a praticar aos 10 anos de idade. Em relação às perspectivas para a modalidade na região, a Professora deu uma excelente notícia, "...há uma grande possibilidade de que o JAMA (Jogos Abertos da Mata Atlântica), volte ao calendário esportivo da região em 2011 ou 2012".

Ao final da palestra, os presentes foram convidados para o coffee break e em seguida, aconteceram as oficinas "Recriando o voleibol" e "Voleibol e suas possibilidades", ambas ministradas pelos alunos, os quais incentivaram discussões e reflexões sobre as possibilidades de intervenção com o voleibol.

Veja abaixo o "slide show" com todas as fotos do evento:

domingo, 20 de junho de 2010

Radio UESC - "Especial Copa do Mundo"

Imperdível o "Especial Copa do Mundo" que a Radio UESC produziu essa semana: bem-humorado, inteligente e "Sportivus"... Clique no play e ouça!!





Para ver outros programas da Rádio UESC, acesse: http://radiouesc.blogspot.com/

sábado, 19 de junho de 2010

Esporte, poder e a mídia!

Vejam esse comercial da Nike... O esporte e o poder da mídia são os protagonistas, as estrelas.

Será que a mídia tem realmente tanto poder? Não ser o melhor, fará muita diferença mesmo?

Nosso mundo é capitalista e globalizado... E a cada dia nos tornamos mais selvagens! Comente...


Sugestão de vídeo: Thiago Dantas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

V Seminário de Voleibol & Variantes

Acontecerá na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no dia 19 de junho, o V Seminário de Voleibol & Variantes, promovido pelo 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física, sob a coordenação da Prof. Marcia Morel. O evento terá início às 08 horas, no auditório Jorge Amado da UESC, com mesa redonda (Auditório) e oficinas (Parque Desportivo). O tema deste ano trata sobre "Abordagem lúdica no voleibol: novas perspectivas para a modalidade na região".

O seminário tem como objetivos promover discussões e reflexões sobre o voleibol e sua relação com a ludicidade; incentivar as experiências pedagógicas tratando de questões que fundamentam ações educativas do processo ensino-aprendizagem; utilizar abordagens que venham auxiliar profissionais e futuros profissionais da Educação Física.

As inscrições serão gratuitas com certificado de 4h.

Contamos com a presença de todos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Próximas reuniões do GERSOM

Apesar do semestre estar quase acabando, informamos que o Grupo de Estudos em Representações Sociais e Mídia no Esporte (GERSOM) ainda fará mais 02 reuniões ordinárias. Tomem nota dos dias e horários:

* 01 de julho às 14:00 H;
* 07 de julho às 08:30 H.

Os encontros acontecerão na Sala de Orientações do PQD/UESC.

Sejam bem vindos!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

III Seminário de Ética na Educação Física

Aconteceu ontem (08 de junho), o III Seminário de Ética na Educação Física. O evento foi organizado pelos alunos do Prof. Cristiano Sant`anna Bahia, que ministra a disciplina Ética e Legislação em Educação Física, no Curso de Educação Física da UESC.

Os trabalhos começaram pouco depois das 8 H, com a participação especial da Coordenadora do Colegiado de EF, Profª. Joslei Viana de Souza, que falou da importância desse tipo de evento para a criação de uma identidade para o nosso curso. A palestra de abertura foi proferida pelo Presidente do Conselho de Ética da UESC, o Prof. Dr. Paulo Terra, que abordou o tema: "Ética e Bioética na Pesquisa".

A partir das 9 H, as apresentações e discussões foram protagonizadas exclusivamente pelos alunos, que abordaram uma temática atual e extremamente pertinente à compreensão da Ética e Bioética no contexto da Educação Física e dos Esportes.

Para descontrair os ouvintes, após o Coffee Break, tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação de dança tribal oferecida pelo Grupo Zahirah Cia do Ventre e Tribal, que é coordenado pela discente do Curso de Educação Física da UESC, Ana Catarina.

Veja baixo um slide show com todas as fotos do evento:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

III Seminário de Ética, dia 08 de junho, na UESC

Os alunos da Disciplina Ética e Legislação em Educação Física, ministrada pelo Prof. Cristiano Sant`Anna Bahia, no Curso de Educação Física da UESC, são os grandes responsáveis pela organização e realização do III Seminário de Ética em Educação Física, que acontecerá na próxima terça-feira (08 de junho), no período das 08 às 12 H, no Auditório Jorge Amado, na UESC.

As inscrição são gratuitas e poderão ser feitas antecipadamente no PQD/UESC ou no dia do evento, no Auditório Jorge Amado. Aos ouvintes devidamente inscritos (e presentes), serão conferidos certificados com carga horária de 04 horas.

Clique nas miniaturas e baixe o folder com a programação completa do evento.

Folder - FRENTE

Folder - VERSO

terça-feira, 1 de junho de 2010

I Copa Morel de Golf da UESC

Aconteceu hoje no gramado do campo de futebol do PQD/UESC a I Copa Morel de Golf da UESC.

O torneio, organizado pelo instrutor de golf e discente do Curso de Educação Física, Rubenval Costa Souza, contou com a participação de 06 alunos do projeto. Foi montado um percurso com um buraco de par 03, com uma distância total de 165 jardas.

O grande campeão do torneio foi o estudante do Curso de Economia, Kennedy, que chegou ao objetivo do percurso com 04 tacadas acima do par. Os outros resultados foram: Jefeté (+05), Lázaro (+05), Vinícius (+06), Ítalo (+07) e Lost (+08).


O golf está atraíndo cada vez mais adeptos no campo da UESC.