sábado, 27 de novembro de 2010

O processo de “demonização” da mídia na Educação Física: os demônios são outros.

Por: Doiara Santos

Quem não foi a um evento na área da Educação Física (EF) e não ouviu que a mídia contribui significativamente para que se confunda Educação Física e Esporte?Ou que a mídia inculca na sociedade a ideia de que é na escola que se deve “descobrir os talentos esportivos? E que por causa da Copa em 2014 e dos Jogos de 2016 a pressão da mídia terá poder coercitivo de forma tal que os professores de EF privilegiarão ainda mais alguns esportes (futebol e voleibol principalmente) como conteúdo das aulas de EF nos próximos anos?

Isso me soa como se a mídia fosse uma “entidade independente” que detém como numa espécie de “mágica” grande poder e influência sobre as massas. Parece um tocar de flauta encantada que mobiliza a massa (uma hipnose) e que o professor deve estar imune a esse encantamento. Fica a questão: Ser “crítico” significa olhar a mídia como uma ameaça, como uma manipuladora de discursos, como altamente governada por interesses políticos, como um “ser” que naturalmente contamina e influencia os “não-críticos” (pobres coitados destituídos da capacidade de pensar)?

É equivocada a “maledicência” sobre a mídia. Quem faz a mídia? Já dizia Hall (2003) que “o que a mídia capta já é um universo discursivo”. O que a mídia veicula está socialmente constituído, faz parte de representações, significações e atitudes da própria sociedade. A mídia tem influências da política? É claro! Mas todos nós a temos, seja de forma ativa, seja de forma passiva: abster-se da discussão política já é uma forma de participar (fica passível de discussão situar o quanto isso pode ser prejudicial ou não). Apontar a mídia como “culpada” é tirar-se de foco (professores de Educação Física ou professores em formação).

Ainda é um desafio trabalhar com a mídia na Educação Física? Em termos de metodologias de ensino estamos bem servidos com o desenvolvimento da mídia-educação e outras teorias que estão sempre em desenvolvimento para serem apropriadas e didatizadas de acordo com cada realidade. Desafio maior me parece “parar” com o processo de “demonização” da mídia quando esta é tema das aulas, conferências, seminários, etc. Por exemplo: “a mídia é que faz isso”, é culpa da mídia”. O deslocamento do foco, da culpa, abster-se da responsabilidade, com os velhos e convenientes apelos de que ações isoladas não resultarão em nada, ou que “isso não é problema meu” ou que “eu não tenho tempo para pensar nisso”, ou que “eu não me envolvo com política”, nada contribuem para que as mídias “captem” outro universo discursivo, pelo contrário, tornam hegemônicas estas narrativas, ou seja, tornam uníssonos os “demônios” da Educação Física (a mídia e o discurso sobre esporte). Talvez isso seja altamente conveniente.

Mas, a mídia e como ela aborda o esporte não são os “demônios da EF”. Os “demônios” são outros: a falta de atitude, de mobilização e prática política-pedagógica, e tudo que contribui para isso.É complexo, mas não é inatingível... Começa com a auto-responsabilização da realidade que o circunda (no sentido pejorativo peço licença para dizer uma "autoexorcização" coletiva) , pois, em muitos casos é essa mesma que vai parar nos veículos midiáticos.

Indicação de leitura: Pensando a nossa prática: as interdependências humanas, a política e o professor de Educação Física.

LINK: http://www.efdeportes.com/efd150/a-politica-e-o-professor-de-educacao-fisica.htm

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEMEF 2010 - Baixe as apresentações!

A II Semana de Educação Física da UESC terminou no dia 17/11/2010, com a Conferência "Fundamentos para a construção curricular" do Prof. Dr. Lino Castellani Filho, da UNICAMP.

Para baixar as apresentações que os palestrantes utilizaram durante os dois dias de evento, utilize os links abaixo, clicando no tema da palestra:

01 – Palestrante: Profª. Dra. Suraya Cristina Darido (UNESP/Rio Claro)
“Inovações Pedagógicas, Currículo e Conteúdos da Educação Física Escolar”

02 – Palestrante: Prof. Dr. Lino Castellani Filho (UNICAMP)
“Teorias Pedagógicas de Moron”
“Concepções de Filosofia de Educação e EF”
“Brasil em números”

03 – Palestrante: Prof. MS. Marcos R. T. P. Menuchi (UESC)
“Inovações Pedagógicas, Inclusão e Diversidade”

04 – Palestrante: Profª. MS. Regina Sandra Marchesi (UFBA)
“Inovações Pedagógicas e Avaliação na EF Escolar”

05 – Palestrante: Profª. Esp. Kelly Cristina Ferreira (SEE/BA)
“Em busca de um referencial curricular para a Educação Física na Bahia”

06 – Palestrante: Profª. Esp. Anne Aparecida Almeida Cruz (DIREC 7)
“Ações da DIREC 7 - Itabuna - Educação Física”

07 – Palestrante: Profª. Keyla (DIREC 6)
“Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar – DIREC 6 – Ilhéus”

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeiras imagens da II Semana de Educação Física da UESC

Além das palestras proferidas pelos professores Suraya Cristina Darido, da UNESP de Rio Claro, e Lino Castellani Filho, da UNICAMP, nesse primeiro dia da II SEMEF 2010, houve também a apresentação de pôsteres, de discentes e docentes de várias IES da Bahia e outros estados.

Discentes do 4º. Semestre da UESC
Estreando na apresentação de trabalhos

Formando da UESC, Rubenval Costa (à direita) apresentou um
interessante trabalho sobre as possibilidades do Golfe na escola, "inovação"!

Profª. Anne Almeida, confere certificado
às alunas da UESB, de Jequié-BA.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

III Corrida da UESC

A III Corrida da UESC acontecerá no próximo dia 27 de novembro e terá um percurso de aproximadamente 08 quilômetros.

Para maiores informações, clique no cartaz abaixo: