quarta-feira, 31 de março de 2010

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UESC/CAPES

Vai acontecer o processo seletivo para os discentes do curso de Educação Física que estiverem interessados em participar do projeto de iniciação à docência. As informações vão estar disponíveis em breve por meio de edital no site http://www.uesc.br/. A previsão é de 20 vagas e as ações acontecerão em Unidades de Ensino em Ilhéus/BA.

Trata-se de uma proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física utilizando o ensino colaborativo e, dentro desta perspectiva, o trabalho colaborativo pode ser compreendido como uma rede de recursos a ser utilizado pelo professor da educação regular para o sucesso escolar dos alunos com deficiência.

O objetivo desta parceria de trabalho é o desenvolvimento de metodologias de ensino, adaptações curriculares, modelos de avaliação etc, mais adequadas para o sucesso da aprendizagem e socialização do aluno com deficiência na instituição escolar regular (COOK & FRIEND, 1995, p. 4).

Assim ao implantarmos esta estratégia de ensino em duas Unidades de Ensino de Ilhéus poderemos apresentar e mostrar para os gestores, diretores, professores que é possível discutir e implantar a inclusão subsidiados por estratégias de ensino que envolva os professores, bolsistas supervisores e bolsistas de iniciação à docência, pois estes estão diretamente ligados as pessoas com deficiência, que são seus alunos.

E, em específico para os discentes bolsistas de iniciação à docência será uma experiência motivadora para atuarem em contextos inclusivos, pois esta realidade em nosso país é ainda realizada com muitas dificuldades, porém é possível com ações diretas e planejadas de forma a intervir concretamente no contexto escolar, onde o ensino colaborativo tenha sustentação a partir da sua implementação supervisionada.
Vale conferir.

Um comentário:

  1. que ótimo...bom ver coisas desse tipo acontecendo! todos só terão a ganhar!

    ResponderExcluir