sábado, 31 de julho de 2010

[Vídeo] V Torneio de Voleibol da UESC

Abaixo o vídeo da premiação dos vencedores do V Torneio de Voleibol da UESC. O evento aconteceu no dia 09 de julho de 2010, envolveu toda a instituição e foi organizado pela turma do 5º semestre do Curso de Educação Física.


Vídeo: Por Catarina Dantas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Operação Mamoré - A UESC está em Rondônia

Por Darlan Pacheco

Os Rondonistas da UESC estão na cidade de Nova União, em Rondônia, na Operação Mamoré, que teve início no dia 16 de julho e encerra no dia 01 de agosto, desenvolvendo atividades voltadas aos temas: Saúde; Direitos Humanos e Justiça; Cultura e Educação (Conjunto A). A equipe se encontra na cidade desde o dia 19 de julho, juntamente com a equipe da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

As atividades possuem como objetivo formar multiplicadores a partir da reflexão sobre as diversas temáticas trabalhadas. A atuação dos discentes e docentes tem aceitação positiva pela comunidade que está comparecendo e participando diariamente das oficinas.

A equipe da UESC é composta pelos professores Aldineto Miranda (Filosofia) e Antônio Xavier (Comunicação Social) e os discentes Adeildes Del Rei (Letras); Anderson Matos (Educação Física); Bruno Gusmão (História); Darlan Pacheco (Educação Física); Kerollayny Behrmann (Letras); Luana Costa (Enfermagem); Natália Montargil (Enfermagem) e Tatiana Couto (Enfermagem).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A tarefa analítica com fontes midiáticas


Ao realizar leituras de artigos/produções acadêmicas que utilizam fontes midiáticas para análise, por vezes, fico com dúvidas sobre a qualidade analítica dos resultados apresentados. Questiono o quanto a subjetividade e experiência do pesquisador interferiram para que certos elementos da análise tenham sido menos enfatizados do que outros, ou, o quanto a categorização de dados contempla o que, de fato, o texto apresenta (seja ele visual, sonoro, impresso, etc.). É claro que um conjunto de dados claramente referenciados, preferencialmente de fácil acesso público, colabora para que aqueles que “consomem” estes textos possam explorá-los por conta própria e constatar ou contestar determinadas conclusões. Compartilho aqui, um dos textos que me fizeram entender melhor a tarefa analítica e torna menos angustiante consultar tarefas analíticas de outrem e/ou produzi-las também. “Codificação/Decodificação” do Stuart Hall em “Da Diáspora: identidade e mediações culturais”, é um trabalho que “mapeia” o processo comunicativo, sugerindo um ciclo (que não tem um ponto de origem, é dinâmico e não linear). Ele especifica que não há uma relação emissor-receptor hierárquica na “sociedade midiatizada”. Para Hall (2003) o processo comunicativo é composto por momentos que são distintos sim, mas não isolados, interligados: produção-codificação-referenciais de sentido¹, distribuição/circulação, decodificação/consumo-referenciais de sentido². O momento de produção refere-se ao evento ou fato, que se tornará uma “narrativa” à medida em que é codificado (emoldurado) por uma empresa/rede de informações, por exemplo, uma emissora de televisão. Nesse processo as influências institucionais (políticas, sócio-econômicas, expectativa do perfil da audiência, etc.) pesam sobre a forma como o fato/evento será emoldurado, narrado. Importa muito lembrar que o que a mídia capta já é um universo discursivo (o relato de alguém, a forma como alguém viu algo acontecer, como filmou, de que ângulo, etc.). Esse evento, agora transformado em narrativa é veiculado, portanto, a partir do referenciais de sentido¹ que incluem as influências institucionais ou o “sentido preferencial” que aquela instância comunicativa confere ao evento narrado. No entanto, o “receptor” não é passivo a esse sentido preferencial, este, tem seus próprios “referenciais de sentido²” que podem convergir ou não com o sentido preferencial de quem codificou a mensagem. O processo de decodificação, portanto, está sujeito aos referenciais de cada pessoa, que pode ao mesmo tempo entender o sentido preferencial de uma mensagem veiculada e perceber nela outros sentidos (a criticidade). Ou pode ser envolvido pelo sentido preferencial, sem reconhecer naquela mensagem outras possibilidades interpretativas. Refletindo sobre esse texto, concluí que a própria tarefa analítica é um processo de decodificação. O pesquisador capta um universo discursivo e a partir dos seus “referenciais de sentido” categoriza-os e discute-os. A dúvida que persiste é: problematizar um conjunto de dados de fontes midiáticas também não é conferir a eles um “sentido preferencial” o qual pode “amputar” ou “manipular” as mensagens analisadas, criando uma nova narrativa posta sob o código da cientificidade para favorecer a discussão em torno do objeto de estudo (o que, de certa forma, implica uma certa legitimação acadêmico-social)?. Os conceitos de “sentido preferencial, referenciais de sentido, codificação e decodificação, são bem mais extensamente explicados por Hall (2003). Continuo a pensar a tarefa analítica, e, mais especificamente, em que elementos prestar atenção nas leituras que realizamos e análises que construímos, pois, dada a impossibilidade de tornar o evento “bruto”, pois trabalhamos com eventos já codificados, ou seja, narrativas, termos a possibilidade de “recodificá-los” sem manipulá-los, articulando-os com o processo comunicativo e minimizando a perda de elementos que potencializam a análise.
Abaixo, o link para fazer o download do livro do Stuart Hall (autor da Antropologia Cultural), é um dos últimos capítulos do livro: Teoria da Recepção-“Codificação/Decodificação”.

http://www.filestube.com/2f771a2bae5eb0f603ea/go.html

TV UESC - "Capoeira Down"

Reportagem da TV UESC, mostra que a Capoeira pode ser utilizada por pessoas com Síndrome de Down, os resultados e depoimentos são animadores.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

"Inclusão de Pessoas com Deficiência: Da Infância à Universidade"

O evento promovido pelo PIBID/Prodocência/UESC, foi encerrado, no Auditório Jorge Amado, com o mini-curso: "Deficiência e Aspectos Neurológicos", ministrado pelo Prof. Dr. Edison Duarte, da UNICAMP.

Na abertura dos trabalhos, tivemos a oficina: "Jogos, brinquedos, brincadeiras adaptadas: Possibilidades para inclusão de pessoas com deficiência", com a Prof.ª Dr.ª Mey de Abreu Van Muster, da UFSCar.

Vejam abaixo as fotos:

terça-feira, 13 de julho de 2010

V Torneio de Voleibol Misto da UESC

Vejam abaixo o álbum de fotos do V Torneio de Voleibol Misto da UESC. Evento que aconteceu no último dia 09 de julho (sexta-feira). Teve vuvuzela, pressão na arbitragem, jogos disputados, mas quem levou a taça foi a equipe do terceiro semestre da Educação Física. Parabéns aos participantes e a turma do 5º semestre pela organização e empenho.