sexta-feira, 22 de julho de 2011

NORMAS PARA ELABORAÇÃO, ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO



Modalidade de apresentação de trabalho

As modalidades aceitas para apresentação de trabalhos são:
· Pôster
· Relato de Experiência

Para inscrever seu trabalho na modalidade Pôster

Os interessados em submeter o trabalho para esta modalidade devem indicar na ficha de inscrição a opção para pôster e enviar o resumo para o endereço eletrônico seminariopibiduesc@gmail.com.

Para inscrever seu trabalho na modalidade Relato de Experiência

Os interessados em submeter o trabalho para esta modalidade devem indicar na ficha de inscrição a opção para Relato de Experiência e enviar o resumo para o endereço eletrônico seminariopibiduesc@gmail.com.

Atenção

  • Somente um dos autores deverá efetuar o envio do resumo (inscrição com trabalho).
  • Cada trabalho poderá conter, no máximo, cinco autores. Cada autor poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos.
  • Os trabalhos que não atenderem às normas para elaboração e envio do resumo não serão encaminhados para análise.
  • Os trabalhos submetidos para apresentação na modalidade de Relato de Experiência que não atenderem às características da modalidade poderão ser aprovados na modalidade pôster.


Avaliação dos resumos

Posteriormente ao término do período de submissão, os resumos serão coletados pela Comissão Científica do Evento para avaliação. Após avaliação, o autor receberá em seu e-mail o parecer a respeito do aceite e orientações para a apresentação do trabalho.

Normas de apresentação

A apresentação na modalidade PÔSTER será efetuada no auditório Paulo Souto da UESC e terá um horário pré-estabelecido para que os autores fiquem ao lado de seu pôster para possíveis apresentações e esclarecimentos.

Em caso de trabalhos com mais de um autor, ao menos um deles deverá participar da apresentação. Os pôsteres deverão permanecer expostos durante todo o período estipulado pela Comissão Organizadora.

As dimensões para confecção do Pôster deverão ser: 0,90m (largura) x 1,00m (altura).

As instituições fomentadoras devem ser colocadas no rodapé do pôster. No caso de ser bolsista do PIBID deverá constar o seguinte texto: “O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil”

A apresentação na modalidade RELATO DE EXPERIÊNCIA será efetuada em salas de aulas do campus da UESC divididas por área (Licenciaturas), que serão divulgadas oportunamente. As apresentações serão coordenadas por um professor-mediador. Será disponibilizado um computador e um data-show para a apresentação.

Em caso de trabalhos com mais de um autor, ao menos um deles deverá realizar a apresentação. O tempo relativo a cada apresentação será de 15 minutos seguidos de mais 5 minutos para possíveis questionamentos.

Horário das apresentações

As apresentações deverão ser realizadas conforme cronograma do evento. Os autores deverão chegar ao menos 30 minutos antes do início das apresentações para organizarem o material a ser utilizado e/ou fixarem seu pôster no local demarcado pela Comissão Organizadora.

Normas de Elaboração do Resumo

  1. O resumo deverá ser digitado em português, com no máximo 250 palavras, em um único parágrafo. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail seminariopibiduesc@gmail.com, no formato Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5 cm, parágrafo justificado e todas as margens de 3cm, em folha A4. O primeiro parágrafo deve conter o título (letras maiúsculas e em negrito). Os autores devem estar listados, sem abreviações, no parágrafo abaixo do título, alinhados à esquerda, seguido do nome da Instituição (em letras minúsculas, contendo apenas as iniciais em maiúsculas).
  2. O resumo, em linhas gerais, deverá conter: INTRODUÇÃO (a contextualização do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente); OBJETIVO (relacionar os fundamentos e os objetivos para a execução do trabalho); MÉTODOS E MATERIAIS (indicar idéia compacta dos métodos e materiais e/ou forma de abordagem da pesquisa); RESULTADOS E DISCUSSÃO (indicar apenas os de maior destaque); CONCLUSÃO (indicar as principais conclusões, a partir dos resultados obtidos).
  3. Não colocar abreviações e referências bibliográficas no título ou no corpo do resumo.
  4. Não serão permitidas alterações dos dados do resumo após a Inscrição.
  5. Os autores serão responsáveis por quaisquer questões legais ou éticas que possam ser levantadas contra o conteúdo ou forma de execução do trabalho apresentado.
  6. Revisão Gramatical: Os trabalhos aceitos não sofrerão nenhuma revisão gramatical e é responsabilidade dos autores sua realização antes do envio.
  7. OS TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM AS INSTRUÇÕES ACIMA, NÃO SERÃO CONSIDERADOS PARA ANÁLISE.
  8. Os resumos serão aceitos se ao menos um dos autores estiver inscrito no evento.
Modelo do Resumo

TÍTULO DO TRABALHO

Fulano de Tal; Ciclano de Tal; Beltrano de Tal
UESC, Ilhéus - BA
fulano@hotmail.com

INTRODUÇÃO (a contextualização do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente); OBJETIVO (relacionar os fundamentos e os objetivos para a execução do trabalho); MÉTODOS E MATERIAIS (indicar idéia compacta dos métodos e materiais e/ou forma de abordagem da pesquisa); RESULTADOS E DISCUSSÃO (indicar apenas os de maior destaque); CONCLUSÃO (indicar as principais conclusões, a partir dos resultados obtidos).

4 comentários:

  1. haverá apresentacao de trabalho completo? por que sou bolsista PIBID/UESB e juntamente com duas outras colegas estamos fazendo um artigo que fala sobre o trabalho realizado no primeiro semestre desse ano com as turmas de ensino medio que trabalhamos e se houve como, gostariamos de enviar nosso trabalho para apreciação da banca. Aguardo resposta no email: manuelarose@gmai.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Manuela, parece que o que vocês estão fazendo se enquadra em "Relato de Experiência", entretanto, qualquer dúvida poderá ser esclarecida com a comissão organizadora, através do e-mail seminariopibiduesc@gmail.com.
    Atenciosamente,
    Vinícius.

    ResponderExcluir
  3. Sudações.Sou PIBID/UFRB e gostaria de saber
    se a Introducao/ Material e Metodos/ Resultados e Discussoes e a Conclusao deverao ser destacadas no resumo para quem for enviar trabalhos na modalidade poster seguido de pontos e virgulas.Geralmente faço os resumos sem destacar tais itens dai o meu estranhamento.Apenas coloco de uma forma corrida e o leitor na medida que for se apropriando do discurso vai identificando as informações do artigo.

    Att Danillo

    ResponderExcluir
  4. Prezado Danilo,
    Da forma "corrida" está de acordo, não é necessário destacar.
    Abs,
    Morel

    ResponderExcluir