quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os Megaeventos e as Redes Sociais - um "novo" campo de análise?


Imagem: www.blogdojuca.uol.com.br

No livro Megaeventos esportivos, legados e responsabilidade social (Organizado pela Profª Katia Rubio), aponta-se que o corpo de literatura sobre megaeventos esportivos, investigando seus impactos e legados para uma cidade e/ou país cresceu consideravelmente nos últimos anos. Muitas dessas análises dão atenção especial aos impactos econômicos, cobrindo as perspectivas a curto e longo prazos. Afora a grande observância desses aspectos pela comunidade acadêmica, observa-se que os meios de comunicação também tem dedicado atenção aos bastidores dos Megaeventos muito antes de eles se concretizarem e, com isso, surgem posicionamentos políticos, críticas ao Comitê Organizador dos Jogos, etc. Muitos profissionais da Educação Física, do turismo e da economia (dentre outras áreas), são inclusive consultados para debaterem estes assuntos a fim de legitimar e qualificar a abordagem midiática para o público que acompanha.
O que se percebe é que florescem assuntos adormecidos, como recentemente aconteceu com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol: Ricardo Teixeira. Alvo de críticas pelos seus longos cinco mandatos consecutivos à frente da entidade, Ricardo T. agora tem contra a sua permanência à frente da CBF um site (www.foraricardoteixeira.com.br) divulgado pelo Blog do Juca. No site, o Juca Kfouri (formado em Ciências Sociais pela USP e colunista da Folha de S.Paulo e do UOL), realiza postagens sobre diversos temas relacionados ao futebol e ao esporte em geral.
O "movimento" é divulgado pelo TWITTER, que parece sofrer censura quanto aos Trending Topics (assuntos mais comentados), pois, apesar da mobilização que já chega a quase 30 mil pessoas, não aparece na listagem da rede social. O fenômeno das redes sociais, seu funcionamento e o tema dos Megaeventos esportivos se constituem como um campo de análise ainda incipiente na Educação Física (constatação evidente a partir de um breve levantamento bibliográfico nos principais periódicos da área)...
Mãos à obra...

Um comentário:

  1. Boa ideia para ponto de pauta da próxima reunião do GERSOM, Doiara.
    Penso numa análise longitudinal...
    O Labomídia tem pesquisado sobre o agendamento para a Copa de 2014 e vamos discutir no Conbrace, durante a mesa do GTT Comunicação e Mídia, sobre as redes sociais. Será ótimo, deleite.
    Abs,
    Morel

    ResponderExcluir