segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VI Seminário de Voleibol & Variantes

Acontecerá no próximo dia 20 de agosto (sábado), a sexta edição do Seminário de Voleibol & Variantes. O evento é organizado pela turma do 5º Semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física da UESC e tem a supervisão da Profª. Marcia Morel.

Em 2011, as discussões serão conduzidas em torno de relatos de experiências sobre as seleções de Itabuna e de Ilhéus, além de reflexões sobre a ressignificação do voleibol na mídia contemporânea e a "era Bernardinho".

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
Local: Auditório Jorge Amado/UESC
Data: 20/08/2011

08:00 H – Abertura
08:30 H – Mesa Redonda: “Relato de Experiência sobre as seleções de Ilhéus e Itabuna”.
09:50 H – Intervalo/Coffee Break
10:10 H – Apresentação Oral 1: “Mídia e voleibol: ressignificações sobre o voleibol atual”.
Autores: Allen Oliveira, Alfredo Nunes, Laís Silva, Letícia Leal.
11:10 H – Apresentação Oral 2: “Uma análise sobre a era ‘Bernardinho’”.
Autores: Camila de Moura, Débora Miranda, Iuri Mendes, Kayala Oliveira.
12:00 H – Encerramento, avaliação e entrega de certificados.

Procedimentos para Inscrição:

As inscrições poderão ser efetuadas diretamente com os discentes Lucian Anunciação, Aline Pereira e Tattiana Côrtes, no PQD/UESC, ou através de e-mail até o dia 19/08/2011, sendo necessário o envio da FICHA DE INSCRIÇÃO totalmente preenchida, para o e-mail abaixo:

inscricaoseminario@hotmail.com.br


Confira abaixo o cartaz do evento:






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jogos Estudantis da Rede Pública - JERP - Etapa Ilhéus 2011

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), organizados pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio da Diretoria Regional de Educação 06 em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, envolvem anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais.

A etapa de Ilhéus acontecerá nos dias 09, 10, 11, 12 e 13 de agosto, no Ginásio de Esportes, Centro Estadual de Educação Profissional e Estádio Mário Pessoa, com a participação de escolas da rede pública municipal e estadual nas seguintes modalidades: handebol, voleibol de quadra, voleibol misto de areia, futsal, basquetebol, futebol de campo, atletismo, skate, surfe, xadrez, judô, karate, Jiu Jitsu, Taekwondo, capoeira.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os Megaeventos e as Redes Sociais - um "novo" campo de análise?


Imagem: www.blogdojuca.uol.com.br

No livro Megaeventos esportivos, legados e responsabilidade social (Organizado pela Profª Katia Rubio), aponta-se que o corpo de literatura sobre megaeventos esportivos, investigando seus impactos e legados para uma cidade e/ou país cresceu consideravelmente nos últimos anos. Muitas dessas análises dão atenção especial aos impactos econômicos, cobrindo as perspectivas a curto e longo prazos. Afora a grande observância desses aspectos pela comunidade acadêmica, observa-se que os meios de comunicação também tem dedicado atenção aos bastidores dos Megaeventos muito antes de eles se concretizarem e, com isso, surgem posicionamentos políticos, críticas ao Comitê Organizador dos Jogos, etc. Muitos profissionais da Educação Física, do turismo e da economia (dentre outras áreas), são inclusive consultados para debaterem estes assuntos a fim de legitimar e qualificar a abordagem midiática para o público que acompanha.
O que se percebe é que florescem assuntos adormecidos, como recentemente aconteceu com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol: Ricardo Teixeira. Alvo de críticas pelos seus longos cinco mandatos consecutivos à frente da entidade, Ricardo T. agora tem contra a sua permanência à frente da CBF um site (www.foraricardoteixeira.com.br) divulgado pelo Blog do Juca. No site, o Juca Kfouri (formado em Ciências Sociais pela USP e colunista da Folha de S.Paulo e do UOL), realiza postagens sobre diversos temas relacionados ao futebol e ao esporte em geral.
O "movimento" é divulgado pelo TWITTER, que parece sofrer censura quanto aos Trending Topics (assuntos mais comentados), pois, apesar da mobilização que já chega a quase 30 mil pessoas, não aparece na listagem da rede social. O fenômeno das redes sociais, seu funcionamento e o tema dos Megaeventos esportivos se constituem como um campo de análise ainda incipiente na Educação Física (constatação evidente a partir de um breve levantamento bibliográfico nos principais periódicos da área)...
Mãos à obra...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fotos do I Seminario PIBID/UESC


Vejam abaixo algumas fotos do I Seminario PIBID/UESC, clicando no slideshow, você pode abrir o álbum completo (por enquanto temos apenas algumas fotos da apresentação de pôsteres e da oficina "Atletismo Paraolímpico").

Se você tem fotos do evento e quiser socializar em nosso álbum, envie-nos um e-mail com os anexos (tamanho web), para [vinicius.uesc@yahoo.com.br].

Divirtam-se!